
Esse transtorno é uma junção do transtorno depressivo maior crônico e do transtorno distímico definidos no DSM-IV.
Este transtorno é caracterizado por um constante humor depressivo na maior parte do dia, durante vários dias, e costuma persistir por pelo menos dois anos. Apesar de que em crianças e adolescentes, seu humor pode ser facilmente irritável e os sintomas se apresentam por pelo menos um ano.
Durante o período em que está deprimido, pode-se reconhecer de duas ou mais dessas características:
• Pouco apetite ou alimentação exagerada.
• Insônia ou hipersonia.
• Fadiga constante.
• Baixa autoestima.
• Inabilidade de se concentrar ou dificuldade para tomar decisões.
• Sentimentos de desesperança.
Durante o período mínimo de presença do transtorno, o indivíduo não possui intervalos maiores que dois meses entre cada episódio causado pelo mesmo.
Os critérios para um transtorno depressivo maior podem estar continuamente presentes durante o tempo mínimo (dois anos).
Os sintomas não podem ser explicados por transtorno esquizoafetivo persistente, esquizofrenia, transtorno delirante, ou outro transtorno do espectro da esquizofrenia especificado ou não-especificado.
Os sintomas não são causados pelos efeitos psicológicos de uma substância ou a outra condição médica.
Os sintomas causam vários efeitos prejudiciais no funcionamento social do indivíduo ou sofrimento clinicamente significativo.
Visto que os sintomas que causam o transtorno depressivo maior incluem quatro dos sintomas não apresentados em transtorno depressivo persistente (distimia), um pequeno número de indivíduos terá sintomas que persistirão até dois anos, não satisfazendo os critérios para o transtorno depressivo persistente. No caso dos indivíduos terem apresentado todos os critérios para transtorno depressivo persistente, ele deverá consultar um médico para receber diagnóstico de transtorno depressivo maior. De outra forma, um diagnóstico de outro transtorno depressivo especificado ou não especificado pode ser explicado por:
Com sintomas ansiosos, características mistas, melancólicas, atípicas, psicólticas ligadas ou não ao humor, e com início no periparto.
Especificar também a remissão, início do parto, com o tipo de episódios depressivos e suas frequências, e sua gravidade.
Características para Diagnose:
Os indivíduos com transtorno depressivo persistente descrevem seu humor como triste ou “vazio”. Durante o período de humor depressivo, pelo menos dois dois sintomas dos subcritérios apresentados em traços estão presentes. Já que esses sintomas acabam virando uma parte tão cotidiana e recorrente do dia-a-dia desses indivíduos, eles podem acabar passando despercebidos a menos que sejam melhor investigados por um profissional.
Fatores de Risco:
Dentre as várias razões que podem ser justificativas do surgimento desse transtorno, são divididas em temperamentais, ambientais e genéticas e fisiológicas
Postado por
Nenhum comentário:
Postar um comentário